domingo, 8 de maio de 2011

Grande Prémio da Turquia: Circuito de Instanbul - 08-05-2011


Sebastien Vettel o substituto de Schumacher na sua posição habitual

Tudo indica que a STV ficará pelas transmissões das corridas em diferido, para o resto da epóca, visto óbviamente os direitos de transmissão serem mais baratos. Geralmente transmitem às 21H30m dos Domingos em que há corridas. Uma contribuição positiva para que o número de adeptos da Fórmula 1 cresça em Moçambique. Três semanas depois do último Grande Prémio, a grelha de partida deste parece indicar que pouco ou nada mudou entre as doze equipas participantes, apesar do trabalho técnico, aerodinâmico, mecânico, etc. frenético que todas elas, devem ter feito nos respectivos carros, com vista a melhorar os respectivos desempenhos. Assim a Red Bull continua na mó de cima com Vettel e Weber respectivamente na primeira e segunda posição. Novidade da Mercedes - Benz que aparece na terceira posição da grelha de partida através de Rosberg. O veterano Schumacher quedou - se pela oitava posição, sempre inferior ao seu colega de equipa. Hamilton para surpresa de todos não foi além de um quarto lugar na partida com Button em sexto devido segundo consta às irregularidades no asfalto da pista turca, que originam muitas vibrações nos McLarens. Quinta posição da partida para a “squadra italiana” através de Fernando Alonso a apenas 0.8 segundos do tempo do piloto em primeiro lugar, o que animou um pouco o piloto espanhol. Massa que parece desde 2010 a correr sem qualquer motivação competitiva ficou com a décima posição da grelha. Os Renault ocuparam através respectivamente de Petrov e Heidfeld a sétima e nona posições, completando assim os dez primeiros na classificação desta grelha. Conclusão tudo normal, para uma corrida que terá um vencedor também normal, sem qualquer novidade.
A corrida efectuada produziu o seguinte resultado:
Equipa: Red Bull Racing - Carro: Red Bull Renault RB7 - Como previsto depois dos treinos oficiais de ontem, primeiro e segundo lugar na classificação final para Vettel que esta epóca em quatro provas vence três e Weber. Vettel distancia - se em termos de pontuação bastante dos seus adversários, o que abre a possibilidade de voltar a ganhar o campeonato mundial outra vez, antes de se completarem metade das corridas agendadas. Curioso nesta corrida foi o facto de todos os pilotos terem tido necessidade de parar 4 vezes para substituir os pneus Pirelli que parecem degradarem - se muito rápidamente.
Equipa: Scuderia Ferrari - Carro: Ferrari 150 - O trabalho de bastidores feito na cidade de Modena na Itália, onde se localiza a fábrica da marca, parece ter dado alguns resultados. Alonso bateu - se roda a roda pelo segundo lugar com Weber, mas não foi além do terceiro lugar na classificação final, a 10 segundos do vencedor da prova. Definitivamente houve progresso na competitividade do carro. Massa continua com os azares do costume com variantes específicas a cada corrida. Desta vez foi perda de tempo na terceira e quarta paragem na box que lhe custou preciosos segundos, na sequência de uma travagem pesada, que acabou com os pneus da frente, quando tentava evitar que Button o ultrapassasse, empurrando - o para a décima primeira posição no final da corrida, sem marcar qualquer ponto.
Equipa: Vodafone McLaren - Mercedes - Carro: McLaren - Mercedes MP4 - 26 - Desde os primeiros treinos, notou - se um abaixamento de forma técnico dos carros desta equipa que se estendeu para a corrida própriamente dita. Parece não se terem conseguido adaptar - se com eficácia ao circuito turco. Não admira portanto o quarto lugar de Lewis Hamilton e o sexto lugar também na classificação final de Jeson Button.
Equipa: Mercedes GP Petronas F1 - Carro: Mercedes W02 - Nico Rosberg não fez justiça à terceira posição obtida na grelha da partida devido a uma estratégia de corrida errada (onde estás Ross Brawn?), pelo que classificou - se no quinto lugar. Michael Schumacher quedou - se pelo décimo segundo lugar depois de uma colisão com Petrov ao tentar ultrapassá - lo, que atrasou irremediávelmente o piloto alemão.
Equipa: Lotus Renault GP - Carro: Renault R31 - Das equipas do meio da tabela, esta foi aquela que melhor posicionou os seus carros na classificação final, com um desempenho muito similar de ambos os pilotos com um sétimo e oitavo lugares respectivamente para Nick Heidfeld e Vitaly Petrov.
Equipa: Scuderia Toro Rosso - Carro: Toro Rosso STR6 Ferrari - Irmã mais nova da dominadora Red Bull, nono lugar da classificação final para o suiço Sebastien Buemi depois de um desempenho sólido ao nível da competitividade a que se encontra. Jaime Alguersuari classificou - se no décimo sexto lugar sem nada de especial que se tenha notado.
Equipa: Sauber F1 - Carro: Sauber C30 Ferrari - Kamui Kobayashi classificou - se em um sólido décimo lugar depois de arrancar da última posição da grelha de partida, facto que tem um valor que deve ser notado. Sérgio Perez não foi além da décima quarta posição final.
Equipa: Force India F1 - Carro: Force India Mercedes VJM04 - Décimo terceiro lugar para o alemão Adrian Sutil e abandono por avaria na volta 44 de Paul Di Resta.
Equipa: AT&T Williams F1 - Carro: Williams FW33 Cosworth - Apesar de o Director Técnico da equipa ter sido despedido na semana passada, aparentemente face a uma falta de competitividade dos carros a um nível muito elevado, os efeitos do novo Director ainda não se fizeram sentir nesta corrida. Décimo quinto lugar para Rubens Barrichelo e décimo sétimo lugar para Pastor Maldonado.
Equipa: Lotus Team - Carro: Lotus T128 Renault - Décimo oitavo e décimo nono lugares para Jarno Trulli e Heikki Kovailanen respectivamente.
Equipa: Virgin Racing - Carro: Virgin MVR-02 Cosworth - Vigésimo lugar da classificação final para Jérôme d’Ambrósio e avaria para Timo Glock que por consequência não se classificou..
Equipa: Hispania Racing (HRT F1 Team) - Carro: HRT F111 Cosworth - Sempre a última equipa nas 4 provas desta epóca, pelo menos conseguiu o feito de ambos os carros se classificarem nas duas últimas posições. Vigésima primeira para Narain Karthikeyan e vigésima segunda para Vitantonio Liuzzi.
Os campeonatos depois da quarta prova da epóca de 2011, ficam como seguem:Condutores de F1: Sebastian Vettel 93 pontos, Lewis Hamilton 59 pontos, Mark Weber 55 pontos, Jeson Button 46 pontos, Fernando Alonso 41 pontos, Felipe Massa 24 pontos, Nick Heidfeld 21 pontos, Vitaly Petrov 21 pontos, Nico Rosberg 20 pontos, Kamui Kobayashi 8 pontos, Michael Schumacher 6 pontos, Sébastien Buemi 6 pontos, Adrian Sutil 2 pontos, e Paul di Resta 2 pontos.
Construtores de F1: Red Bull Renault RB7 148 pontos, Vodafone McLaren - Mercedes MP4 - 26 105 pontos, Ferrari 150 65 pontos, Renault R31 42 pontos, Mercedes GP Petronas F1 - Carro: Mercedes W02 26 pontos, Sauber C30 Ferrari 8 pontos, Toro Rosso STR6 Ferrari 6 pontos, Force India Mercedes VJM04 4 pontos.
César R. Diniz
Telefones Móveis: 82 480 4240 ou 84 518 1066

Sem comentários:

Enviar um comentário