
Vitantonio Liuzzi um piloto com um "curriculum" elevado de acidentes pedindo desculpa a Juan Caraban dono da equipa Hispania Racing (HRT F1 Team)por mais um acidente nos treinos.
Com 2 minutos e 26 segundos mais cedo que o devido tempo, a terceira sessão de treinos oficiais foi suspensa e encerrada (o tempo em falta foi devolvido a todos os concorrentes, posteriormente) porque Sérgio Perez o estreante na Fórmula 1 em 2011, perdeu a traseira do carro que conduzia na “Nouvelle Chicane” que depois de uma volta completa de noventa graus fora do contrôle do piloto abalroou lateralmente a barreira anti - choque do circuito. Perez ainda foi visto a levantar instintivamente os braços e mãos numa tentativa de proteger a cara, apesar do capacete que óbviamente usava. Atendido de imediato pela equipa de emergência, esta demorou 10 minutos a retirá - lo do carro, para uma ambulância que se dirigiu a um hospital.
O circuito de Mónaco está longe de satisfazer os parâmetros de segurança minímos da actual Fórmula 1, pois é um circuito de rua com barreiras anti - choque por todo o lado e sem escapatórias depois das curvas, como os modernos circuitos, sobretudo os construídos de raiz, têm. As carros correm no circuito como se estivem dentro de um grande tubo. Falha qualquer coisa e o impacto é inevitável. Contudo ninguém (construtores, pilotos, organizadores, especialistas em segurança de circuitos, FIA, etc.) levanta a voz para dizer que o circuito é inseguro, pois a força o “glamour” e poder do dinheiro mantêm o Grande Prémio (inseguro) anualmente naquele local. O tempo dirá qual o estado de saúde de Perez que parecer ter uma incapacidade temporária ou até permanente de alinhar em uma nova grelha de partida desta disciplina.
Para não fugir à regra Vettel obteve a “pole position” ainda que a aerodinâmica que parece ser o factor decisivo na supremacia dos Red Bull sobre os adversários, nesta epóca não seja determinante em Mónaco, um circuito com rectas curtas e muitas curvas. Button ocupou o segundo lugar da grelha de partida seguido de Mark Weber. Outra vez em quarto lugar ficou Alonso em um Ferrari que pareceu mais competitivo, pois o ponto fraco do carro (aerodinâmica) não é muito necessário em Mónaco. Quinto lugar na partida para Michael Schumacher seguido do antigo colega de equipa na Ferrari Felipe Massa, que curiosamente desta vez não ficou muito longe do chefe de fila (Alonso). Lewis Hamilton não foi além do sétimo lugar e Nico Rosberg do oitavo. Nono e décimo lugares foram ocupados respectivamente por Pastor Maldonado e Perez (antes do desastre) parecendo que não estará em condições de saúde de alinhar Domingo na corrida.
A corrida efectuada produziu o seguinte resultado:
Equipa: Red Bull Racing - Carro: Red Bull Renault RB7 - Sebastian Vettel (quinta victória em seis corridas) teve uma sorte enorme quando a seis voltas do final da corrida, um choque em cadeia que envolveu Lewis Hamilton, Jaime Alguesuari e Vitaly Petrov (este último foi levado para o hospital) obrigou à suspensão da corrida (pista insegura ver acima os comentários) e ao estacionamento de todos os outros carros na grelha de partida, onde foi permitido as equipas de mecânicos prestar assistência aos carros. Vettel viu os pneus que equipavam o seu carro com 57 voltas de uso, a serem mudados por novos super moles. Alonso e Button que perseguiam Vettel de muito perto, ficaram com os pneus com menos uso, que estavam montados nos respectivos carros e foram incapazes de ultrapassar Vettel quando 21 minutos mais tarde a corrida foi reatada, o que poderia ter acontecido se não fosse a paragem forçada. Mark Weber classificou - se em quarto lugar, sem história.
Equipa: Scuderia Ferrari - Carro: Ferrari 150 - Alonso extremamente combativo e com muita “ganância” de uma victória, que em 2011 ainda tarda, classificou - se em segundo lugar, uma vez que os problemas aerodinâmicos de que o 150 sofre (Aldo Costa Engenheiro de Chassis foi despedido e substituído por Pat Fry) não são determinantes em uma pista com as características de Mónaco. Felipe Massa foi abalroado por Lewis Hamilton (facto que colocou o britânico sob investigação, com uma provável penalização na próxima corrida) e mais tarde despistou - se no túnel e terminou a corrida na volta 32. Este brasileiro deve ter um trauma psicológico. Está há muitos anos na Ferrari, desde os tempos de Schumacher, mas nunca passa de piloto número dois. Se fosse eu a decidir na marca italiana despedia - o com uma indemnização e recrutava um piloto mais motivado.
Equipa: Vodafone McLaren - Mercedes - Carro: McLaren - Mercedes MP4 - 26 – Em terceiro lugar atrás do escape de Alonso, classificou - se Jeson Button depois também de uma lição de boa pilotagem na Fórmula 1 ao nível de doutoramento. Apesar de envolvido no choque em cadeia Lewis Hamilton classificou - se em sexto lugar depois de uma corrida com muito acidentes e penalizações em que esteve envolvido.
Equipa: Sauber F1 - Carro: Sauber C30 Ferrari - Kamui Kobayashi compensou de certa maneira, o facto de o seu colega de equipa Sérgio Perez, por incapacidade médica, não ter participado na corrida, com um quinto lugar na classificação final, melhor classificação da Sauber esta epóca de 2011.
Equipa: Force India F1 - Carro: Force India Mercedes VJM04 - Sétimo lugar para o alemão Adrian Sutil, facto que sempre valeu 6 pontos para os campeonatos de condutores e construtores. Paul Di Resta classificou - se em décimo segundo lugar.
Equipa: Lotus Renault GP - Carro: Renault R31 - Depois de na semana passada um tribunal ter decidido (devido a mudanças na estrutura de accionistas) que ambas as equipas podem continuar a usar o lendário nome Lotus (estranho veredicto. Tribunal devia servir para decidir qual delas tem o direito de usar o nome.) Nick Heidfeld obteve o oitavo lugar no final e Petrov por acidente desistiu na volta 67 das 78 que constituiam a corrida.
Equipa: AT&T Williams F1 - Carro: Williams FW33 Cosworth - Rubens Barrichelo desta vez terminou a corrida em nono lugar e marcou os primeiros pontos em 2011. Pastor Maldonado terminou em décimo oitavo e último lugar. Está difícil esta epóca de 2011 para uma equipa que já deu “cartas” e tem vários títulos de condutores e construtores.
Equipa: Scuderia Toro Rosso - Carro: Toro Rosso STR6 Ferrari - Irmã mais nova da dominadora Red Bull, (o proprietário é o mesmo) teve neste Grande Prémio um desempenho muito mais modesto que em provas anteriores. Décimo lugar com o correspondente ponto para Sébastien Buemi. Jaime Alguersuari esteve emvolvido na múltipla colisão na volta 66.
Equipa: Mercedes GP Petronas F1 - Carro: Mercedes W02 - Poque tradições e desempenho passado não ganha corridas, a jóia da lendária e conhecida precisão alemã o melhor que conseguiu foi um décimo primeiro lugar para Nico Rosberg e Michael Schumacher desistiu da corrida na volta 32.
Equipa: Lotus Team - Carro: Lotus T128 Renault - Décimo terceiro lugar no final para Jarno Trulli e Heikki Kovailanen ocupou o décimo quarto lugar. A este nível de baixa competitividade, terminar uma prova já é por si só uma victória para a equipa.
Equipa: Virgin Racing - Carro: Virgin MVR-02 Cosworth - Jérôme d’Ambrósio terminou em décimo quinto lugar e Timo Glock ao fim de 30 voltas desistiu.
Equipa: Hispania Racing (HRT F1 Team) - Carro: HRT F111 Cosworth - Terminaram a corrida os dois carros desta equipa. Outra victória! Décimo sexto lugar para Vitantonio Liuzzi e Narain Karthikeyan ficou na posição imediatamente a seguir.
Os campeonatos depois da sexta prova da epóca de 2011, ficam como seguem:
Condutores de F1: Sebastian Vettel 143 pontos, Lewis Hamilton 85 pontos, Mark Weber 79 pontos, Jeson Button 76 pontos, Fernando Alonso 69 pontos, Nick Heidfeld 29 pontos, Nico Rosberg 26 pontos, Felipe Massa 24 pontos, Vitaly Petrov 21 pontos, Kamui Kobayashi 19 pontos, Michael Schumacher 14 pontos, Adrian Sutil 8 pontos, Sébastien Buemi 7 pontos, Rubens Barrichelo 2 pontos, Sérgio Perez 2 pontos e Paul di Resta 2 pontos.
Construtores de F1: Red Bull Renault RB7 222 pontos, Vodafone McLaren - Mercedes MP4 - 26 161 pontos, Ferrari 150 93 pontos, Renault R31 50 pontos, Mercedes W02 40 pontos, Sauber C30 Ferrari 21 pontos, Force India Mercedes VJM04 10 pontos, Toro Rosso STR6 Ferrari 7 pontos e Williams FW33 Cosworth 2 pontos.

Sem comentários:
Enviar um comentário