domingo, 28 de agosto de 2011

Grande Prémio da Bélgica: Circuito de Spa Francorchamps - 28/08/2011


Red Bull à frente como tem sido regra desde o início epóca de 2011
Depois das férias de verão na Europa (de onde vêm as origens da Fórmula 1) a grelha de partida do primeiro Grande Prémio viu mais uma vez Sebastian Vettel bater por apenas 0.4 segundos Hamilton obtendo assim mais uma “pole position” para a sua carreira. Mark Weber fechou o pódio da qualificação ao obter a terceira posição da grelha de partida, confirmando mais uma vez o domínio dos Red Bull sobre todos os outros adversários, sendo que a McLaren é a que tem dado mais “luta”. Felipe Massa arranca na quarta posição, pela primeira vez na epóca de 2011, à frente do seu colega de equipa Alonso, que parece muito desmotivado depois do anúncio formalizado da equipa, quanto a desenvolvimento do Ferrari 150 para 2011, está terminado. A equipa a partir de agora vai concentrar - se na construção do carro de 2012, já que pontualmente é quase impossível a marca em 2011 ganhar qualquer dos campeonatos. Nico Rosberg parte na quarta posição da grelha no circuito que é o segundo mais rápido da Formula 1 de pois de Monza onde em 60% de cada volta o acelerador é pisado a fundo. Boa posição de Jaime Alguesuari em sexto lugar e excelente posição seguinte para Bruno Senna na Renault em substituição de Nick Heildfeld. Oitavo lugar na grelha para Alonso que reconheceu à comunicação desportiva ter sido um mau resultado, por não ter conseguido na altura em que era crucial, um volta sem trânsito de outros competidores na pista. Nono lugar para Sérgio Perez e décimo lugar para Vitaly Petrov que viu o estreante Senna na equipa, qualificar - se melhor. Azar para o veterano Michael Schumacher que ao celebrar o vigésimo aniversário da sua estreia na Fórmula 1 em Spa devido a ter perdido uma roda traseira durante a qualificação arranca na última posição da grelha de partida a pior posição em toda a sua carreira de piloto.Jeson Button não conseguiu qualificar - se entre os dez primeiros e Pastor Maldonado foi sancionado pelos comissários de pista por ter tido uma colisão com Button.
A corrida efectuada produziu o seguinte resultado:
Equipa: Red Bull Racing - Carro: Red Bull Renault RB7 - A 7 Grandes Prémios do final da epóca de 2011 Sebastian Vettel venceu mais este Grande Prémio, aumentando a sua liderança pontual para 92 pontos, o que o torna prácticamente virtual campeão do mundo de condutores de 2011 e por consequência também a Red Bull campeã de construtores de Fórmula 1 de 2011. Mark Weber foi como é habitual um bom segundo lugar confirmando a capacidade imbatível já há quase dois anos consecutivos dos monolugares construídos por esta equipa.
Equipa: Vodafone McLaren - Mercedes - Carro: McLaren - Mercedes MP4 - 26 - Jenson Button conseguiu um pódio traduzido pelo terceiro lugar o que não deixa de ser uma surpresa dada a fraca posição na grelha de partida. Lewis Hamilton terminou com quasquer hipotéses de desafiar Vettel para o campeonato do mundo ao ter uma colisão com Kamui Kobayashi que o levou a abandonar a prova e por consequência a não marcar qualquer ponto.
Equipa: Scuderia Ferrari - Carro: Ferrari 150 - Quarto lugar para Fernando Alonso que também pode “deitar a toalha ao chão” em termos de campeonato do mundo. Felipe Massa ocupou o oitavo lugar, fazendo um troca perfeita de posições entre a grelha de partida e a corrida no final. Parece ser apenas esta coincidência que anima a equipa da Ferrari, que se mostra incapaz de chegar à competitividade dos Red Bull.
Equipa: Mercedes GP Petronas F1 - Carro: Mercedes W02 - Quinto lugar na classificação final da corrida para Michael Schumacher, como contra partida da última posição na grelha de onde partiu, o que concerteza lhe permitiu recordar o vigésimo aniversário da sua estreia na Fórmula 1, nesta mesma pista, com melhor disposição do que no dia anterior. Nico Rosberg desta vez ficou atrás do compatriota na posição imediatamente a seguir.
Equipa: Force India F1 - Carro: Force India Mercedes VJM04 - Na sua posição habitual do meio da tabela Adrian Sutil ocupou o sétimo lugar. Paul Di Resta quedou - se pelo décimo primeiro lugar, dando um bom sinal de fiabilidade dos carros desta equipa.
Equipa: Lotus Renault GP - Carro: Renault R31 - Continuando a sua carreira descendente para pior esta prestigiada marca francesa viu o seu piloto russo Vitaly Petrov ocupar a nona posição e o estreante Bruno Senna (sobrinho do malogrado Artyon Senna) em décimo terceiro lugar.
Equipa: AT&T Williams F1 - Carro: Williams FW33 Cosworth - Só em 2012 é que esta equipa pode voltar a ser competitiva quando mudar para o motor Renault. Décimo lugar para o venezuelano Pastor Maldonado e décimo sexto lugar para Rubens Barrichelo.
Equipa: Sauber F1 - Carro: Sauber C30 Ferrari - Nada de novo nesta equipa de origem suiça. Kamui Kobayashi obteve o décimo segundo lugar da classificação final e Sérgio Perez desistiu da prova na volta 27 das 44 que constituiam a corrida.
Equipa: Lotus Team - Carro: Lotus T128 Renault - Jarno Trulli e Heikki Kovailanen ocuparam respectivamente o décimo quarto e quinto lugares da classificação final da corrida dentro dos parâmetros habituais de competitividade desta equipa.
Equipa: Virgin Racing - Carro: Virgin MVR-02 Cosworth - Nas equipas a seguir pertencentes à “Liga dos Últimos” Jérôme d’Ambrósio terminou a corrida em décimo sétimo lugar e Timo Glock em décimo oitavo lugar.
Equipa: Hispania Racing (HRT F1 Team) - Carro: HRT F111 Cosworth - Décimo nono e último lugar para Vitantonio Liuzzi e abandono da prova na volta 13 de Daniel Ricciardo.
Equipa: Scuderia Toro Rosso - Carro: Toro Rosso STR6 Ferrari - Depois de alguns bons resultados em provas anteriores os dois monolugares em Spa tanto Sébastien Buemi como Jaime Alguersuari desistiram respectivamente nas voltas seis e zero da corrida, o que demonstra pouca fiabilidade de uma equipa irmã da sempre vencedora Red Bull, o que não deixa no mínimo ser estranha.
Os campeonatos depois da décima segunda prova da epóca de 2011, ficam como seguem:
Condutores de F1: Sebastian Vettel 259 pontos, Mark Weber 167 pontos, Fernando Alonso 157 pontos, Jeson Button 149 pontos Lewis Hamilton 146 pontos, , Felipe Massa 74 pontos, Nico Rosberg 56 pontos, Michael Schumacher 42 pontos, Vitaly Petrov 34 pontos, Nick Heidfeld 34 pontos, Kamui Kobayashi 27 pontos, Adrian Sutil 24 pontos, Sébastien Buemi 12 pontos, Jaime Alguersuari 10 pontos, Sérgio Perez 8 pontos, Paul Di Resta 8 pontos, Rubens Barrichelo 4 pontos e Pastor Maldonado 1 ponto..
Construtores de F1: Red Bull Renault RB7 426 pontos, Vodafone McLaren - Mercedes MP4 - 26 295 pontos, Ferrari 231, Mercedes W02 98 pontos, Renault R31 68 pontos, Sauber C30 Ferrari 35 pontos, Force India Mercedes VJM04 32 pontos, Toro Rosso STR6 Ferrari 22 pontos, e Williams FW33 Cosworth 5 pontos.